Aconteceu nesta quarta, dia 12 de março de 2025, uma reunião virtual da Diretoria da FAEPE e a Diretoria Científica do CENTRO DE DESARROLLO TECNOLÓGICO AGROINDUSTRIAL (CDTA) da Universidade Tecnológica de Pereira (UPT). Na pauta, o inicio dos estudos de viabilidade técnica e a possibilidade da celebração de um acordo internacional de Cooperação Técnica, Científica e Cultural. Com foco na Transferência de Tecnologia.

A UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA DE PEREIRA (UTP) é uma universidade colombiana, pública (estadual), que teve em 2006 com cerca de 14.000 estudantes de graduação e pós-graduação, estudando durante o dia, noite e dia em momentos especiais.

Está localizada no município de Pereira (Risaralda), uma cidade intermediária da Colômbia, com uma população estimada na região metropolitana (Dosquebradas, Pereira e La Virginia) para 800.000. A universidade está localizada no sudeste da cidade, na vila “La Julia”.

Entre seus mais importantes provas de pé, e no processo são: Engenharia Industrial, Engenharia de Sistemas e Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Licenciatura em Espanhol e Literatura, Licenciatura em Filosofia, bacharel em Idioma Inglês, Bacharel em Comunicação e Educação Computer, Bacharel em Pedagogia Infantil, Química Industrial, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências do Desporto e Lazer e Gestão Ambiental.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

Essa parceria tem significativa importância para a Bahia e para a Colômbia considerando ser a FAEPE uma entidade de Ensino, Pesquisa, Extensão, Planejamento e Desenvolvimento Regional, pois a UTP tem importantes trabalhos e pesquisa em atividades similares à vocação de produção baiana, como café, cacau, frutíferas e que certamente atrairá o interesse de municípios do Estado a exemplo de Vitória da Conquista, que já é parceira da Fundação em outros projetos.

Essa Cooperação será mútua e certamente nossas experiências, editais internacionais, parcerias com outras entidades e universidades, serão um somatório de importantes contribuições aos dois países, destacando o estado da Bahia, através da FAEPE em Cooperação com a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE PEREIRA, como promotores de importantes projetos de desenvolvimento tecnológico.

Caberá ao CDTA e a FAEPE estimularem e implementarem ações conjuntas, somando e convergindo esforços, mobilizando suas unidades descentralizadas, seus agentes e serviços, bem como, outras entidades que manifestarem desejo de atuarem em parceria, com vistas à construção do objetivo do presente Acordo.

Este primeiro evento resultou no interesse recíproco da FAEPE e do CDTA em torno da celebração de um acordo interinstitucional visando o compartilhamento das experiências exitosas na área do desenvolvimento rural realizadas na Colômbia e no estado da Bahia, principalmente nos municípios onde a FAEPE está presente.

A reunião abordou a colaboração existente entre a FAEPE e universidades locais, destacando a experiência do Professor José Afonso Baltazar da Silveira (UESB) em projetos e a atuação do Professor Almir Eloy em desenvolvimento local e regional. Almir enfatizou a importância de ter como referencia o Estatuto da Cidade e a presença da FAEPE em 300 municípios da Bahia.

José Afonso Silveira irá criar um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os participantes da reunião e irá iniciar o processo de celebração do convênio entre a FAEPE e a UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE PEREIRA.

A Diretora Cientifica do CENTRO DE DESARROLLO TECNOLÓGICO AGROINDUSTRIAL (CDTA), Professora Doutora Maria Del Pilar Garcia Mendonza manifestou um grande interesse pela celebração do acordo, assumindo imediatamente  responder em prazo curto as seguintes questões:

Quais são os editais disponíveis para projetos de desenvolvimento tecnológico na região?

Quais serão as áreas de atuação da FAEPE em parceria com a Universidade Tecnológica de Pereira?