A primeira ação decorrente do Acordo de Cooperação Técnica Científica e Cultural firmado entre a Prefeitura de Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), acontecerá nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/2). Trata-se do Curso de Formação de Agentes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A turma será formada por 57 cursistas, com atividades das 8h às 17h. O auditório da Secretaria de Governo (Segov) recebe os participantes nos dois dias de qualificação.

As horas iniciais, em cada um dos dois dias do treinamento, serão dedicadas à distribuição e orientação relativas ao material abordado na programação diária. O curso visa orientar técnicos quanto aos procedimentos requeridos pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), solução do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção a fim de garantir segurança alimentar em níveis de abrangência estadual e municipal, por meio dos Serviços de Inspeção equivalentes.

A Sedap, promotora do evento, convidou, além dos agentes que atuam na pasta, técnicos das cidades de Feira de Santana, Simões Filho, Mata de São João, São Gonçalo dos Campos, Valença e São Sebastião do Passé, para participarem da formação. Temas como “Novos mercados para produtos inspecionados e certificados” e “Abordagem jurídica e conceitual sobre o SIM” serão alguns dos assuntos abordados, aliados ao aprofundamento acerca de procedimentos padrões para registro de estabelecimentos no Sistema de Inspeção.

Dentre os pesquisadores convidados, Joselito Motta, da EMBRAPA, tratará sobre a “Importância social e econômica da mandioca e versatilidade de uso”. O município de Macaúbas, por meio do prefeito Aloisio Miguel Rebonato, dará seu depoimento sobre a importância do SIM para o desenvolvimento local. Outras experiências bem-sucedidas também estão planejadas durante os dois dias de qualificação.

O SIM foi criado em Camaçari por meio da Lei n.º 1.690, de 29 de novembro de 2021. Dispõe sobre inspeção e fiscalização sanitária, pela Sedap, do beneficiamento, industrialização e, auxiliada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau), a comercialização de bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e vegetal. A iniciativa visa beneficiar agricultores e pescadores, produtores de uma forma geral, que queiram beneficiar seus produtos dentro dos padrões estabelecidos pelo governo brasileiro, por meio do MAPA.

FONTE: ASCOM – PREFEITURA DE CAMAÇARI – BA