*Almir de Souza Eloy

Exagero à parte comparo o dia de sábado e a manhã do domingo próximos passados, na visita do Deputado Federal João Roma (PL) e da pré-candidata a Deputada Federal Roberta Roma, promovida pelo grupo político liderado pelo Prefeito Aloísio Miguel Rebonato, do município de Macaúbas, ao histórico diálogo de Platão.

Em “O Banquete”, Platão define o amor como a junção de duas partes que se completam, constituindo um ser andrógino que, em seu caminhar giratório, perpetua a existência humana.

O Banquete trata da amizade, do amor e é um dos diálogos de Platão da categoria política. Mas como a discussão sobre a amizade pode inserir essa obra na problemática política?

Para Platão, a amizade é uma força educadora e nexo que mantém o Estado. A amizade é “forma fundamental de toda comunidade humana que não seja puramente natural, mas sim uma comunidade espiritual e ética.” Não é possível existir uma comunidade que não seja baseada na amizade, pois essa tende para aquilo que é o bem e este une os homens.

Um Encontro de Amigos – assim classifico o histórico e raro momento em que se debateu a política macaubense com tanta profundidade. Na organização e conduta dos debates, antigas e novas lideranças políticas, a exemplo do eterno Prefeito Tião Nunes, Vereadora Marcia Benda, Vereador Jurandi do mototaxi, Vereador Roberto Carlos, Prefeito Aloísio Rebonato, o Prefeito de Botuporã Edmilson Antonio Saraiva, dentre outros). Na platéia, um seleto e qualificado público, com os secretários e assessores municipais e a juventude macaubense, e a população dos Distritos de Cristais e Açude e a hospitaleira comunidade ribeirinha do Santo Onofre, visitada pela comitiva política no sábado à tarde.

A pré – candidata a Deputada Federal Roberta Roma, ali, atenta, tornou-se protagonista dos fatos históricos tão bem relatados pelos ilustres debatedores. Com jovial entusiasmo, não precisou de muito tempo para cair na graça do melhor que Macaúba tem que é o seu povo. Fazendo intervenções ilustrativas que em muito enriqueceu o debate, merecendo, inclusive, comentários elogiosos dos presentes, ressaltando a sua participação nesse momento histórico da política recente municipal.

Com efeito, tivesse o evento o caráter e formalidade acadêmicos, seria conferido a Roberta Roma e ao seu esposo João Roma o título de “Doutor Honoris Causa” e, aos participantes, diplomas de pós-graduação em ciência política.

Voltando ao Banquete, reafirmo a similaridade, uma vez que toda forma de sociedade deve se voltar também para o bem e essa busca do bem, do supremo e divino, Platão a caracteriza como amizade, como Eros. 

Por isso dizemos que Eros (philia, amor e amizade) é movimento, a busca incessante do homem pelo bem e que tanto o homem quanto a sociedade não pode existir sem esse movimento em direção ao que é bom e belo. E essa foi a intenção dos organizadores do evento.

PARABÉNS PARA O POVO DE MACAÚBAS E PARA OS ILUSTRES VISITANTES !!!


*Almir de Souza Eloy – Analista de Sistemas, Filósofo, Especialista em Gestão Pública Municipal e Direito Público, Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Endógeno, Mestre em  Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA), Atual Gestor do Conhecimento de Macaúbas.


 

Vídeo gravado por: MEIR@ Produções

Canal: www.youtube.com/user/MEIRACRISTAIS

Por: Sérgio Meira

Data: 11/06/2022