Reunião realizada recentemente entre autoridades no município de São Gonçalo dos Campos foram debatidos alguns temas, entre eles uns dos mais importantes, desenvolvimento sustentável, onde o professor Almir Eloy alertou da necessidade do município atualizar o seu Plano Diretor, elaborado em 2005, na gestão do saudoso prefeito Carlinhos Lacerda com a participação decisiva da sociedade. Um importante e decisivo instrumento básico para a execução de política de desenvolvimento urbano e rural e que deu muitos bons frutos. Entretanto, ele já está a carecer de atualização. O professor Almir Eloy, é diretor presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico – FAEPE, responsável pela elaboração do Plano Diretor de São Gonçalo.
O PDDES é um Instrumento estratégico elaborado de forma participativa e em conformidade com a legislação vigente – Constituição Federal, artigos 182 e 183, o Estatuto da Cidade, Lei Federal n° 10.257 e Lei Orgânica do Município de SÃO GONÇALO DOS CAMPOS; Induzirá o desenvolvimento sustentável, nos próximos 30 anos, interagindo com as dinâmicas dos mercados econômicos e fará um planejamento territorial que defina o melhor modo de ocupar o sítio do município.
Quando se fala em desenvolvimento sustentável, São Gonçalo, no início do século passado, foi destaque ao traçar o seu formato e arborizar a cidade com o plantio de centenas de oitizeiros, o que lhe assegurou o título de “CIDADE JARDIM”.