Um espaço para receber estudantes, pesquisadores, ambientalistas e outras pessoas interessadas em conhecer um pouco mais, sobre esse pedaço da Mata Atlântica, pulsando no centro urbano de Cruz das Almas, foi inaugurado na manhã de sexta-feira, 28 de junho de 2024. Trata-se da “Sala + Verde“, um projeto da SEAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), do município, localizado no Recôncavo Baiano.

Coordenado pela ex-diretora da SEAMA, Karolina Rocha Montenegro e atual secretária de Serviços Públicos de Cruz das Almas, o proeto foi desenhado pela arquiteta Jade Luz e a obra executada em parceria com a empresa Leão Incorporações e Empreendimentos. A ideia, segundo oa)s idealizadore(a)s, é que a Sala Verde sirva de espaço para estudos sobre o potencial da diversidade ambiental existente na Mata do Cazuzinha.

“…Acredito que hoje seria o momento mais importante na Secretaria [de Agricultura e Meio Ambiente] pra mim, porque desde que eu entrei aqui a gente sonha[va] com isso [a Sala + Verde], sonhamos juntos e vê isso edificado, palpável, tangível, idealizado, é um momento marcante. Assim como o Viveiro [de mudas], a Sala Verde vai ser como um instrumento para o desenvolvimento de práticas ambientais, que a cidade era carente dissoA gente tem um fragmento florestal aqui no município, que não tem, posso dizer, no Recôncavo inteiro… não tem esse objeto de estudos que a gente tem em Cruz das Almas. Por isso, a gente recebe gente de todo canto da nossa região. Quando a gente chegou aqui, o conhecimento que eu tina da Sala Verde, [era] uma gaveta empoeirada, cheia de material didático perdido, que não era valorizado pelas gestões anteriores e aí a gente falou: a gente tem que potencializar e trazer esse projeto para fora dessa gaveta“, ressaltou Karolina Rocha.

Já o secretário Márcio Rebouças (Ximbica), parabenizou e agradeceu ao prefeito Ednaldo Ribeiro pela entrega da obra. “Dizer da minha felicidade em está aqui com vocês, a Sala +Verde que estamos entregando em parceria com a Leão Engenharia… essa sala vai abrilhantar mais ainda a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da gestão municipal. O prefeito tem pensado em todas as áreas, saúde, educação, na causa animal e também na parte ambiental…”, disse o secretário, destacando ainda, a união da equipe do governo municipal para fazer acontecer as realizações das obras (confira na edição de amanhã, entrevista completa com Ximbica).

Representantes da empresa também destacaram a importância da parceria com o município para realização de projetos como a Sala + Verde, o Viveiro e outros que possam contribuir para o desenvolvimento de Cruz das Almas. Também participaram do evento, equipes das secretarias municipais, vereadores, empresários e lideranças comunitárias.

Segundo informações da prefeitura, a iniciativa da “Sala +Verde”, é parte de uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para promover a educação ambiental e a sustentabilidade. O espaço conta com biblioteca, miniauditório, mesas, cadeiras, quadro, retroprojetor e ponto de internet.

Isso faz parte de uma grande responsabilidade e grande respeito, principalmente ao meio ambiente“, disse o prefeito Ednaldo Ribeiro. Ele afirmou ser uma grande

preocupação do seu governo com a Mata de Cazuzinha e prometeu fazer muito mais por aquela área. “Há a necessidade, de a gente fazer aqui nessa mata, um ponto turístico da região do Recôncavo Baiano. A gente tem [aqui] uma belez, a gente tem uma coisa… que ninguém pensou em explorar uma mata dessa aqui, como um ponto turístico…”, acrescentou o gestor.

 

FONTE: Acesse News