O prefeito de Macaúbas, Aloisio Miguel Rebonato, autorizou a contratação de Consultoria Técnica Especializada em Planejamento Estratégico e Assessoria em Gestão do Conhecimento na Administração Pública para orientar a elaboração do Projeto de Lei, que dispõe sobre a nova Estrutura Administrativa Organizacional do Poder Executivo Municipal.
A reforma administrativa proposta pela prefeitura com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população, mediante o planejamento de suas atividades, será elaborada seguindo os instrumentos determinados, como Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM), Planejamento Estratégico, Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias, Orçamento Anual, Programação Financeira e Cronograma de Execução Mensal e Desembolso.
Entre as principais propostas apresentadas no projeto está a criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, orientada pela equipe técnica especializada contratada da FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – FAEPE, sob orientação e assessoramento do Professor Almir Eloy. “Internamente nós já estávamos atuando no setor de planejamento, participando de ações e reuniões da gestão e de conselhos. Com a criação da secretaria pretendemos colocar em prática o planejamento estratégico para atender à população macaubense”, comentou.
A nova estrutura administrativa organizacional apontará ainda o modelo de Gestão por Macroprocesso, contemplando os Eixo de Governança, Controle e Transparência, · Eixos de Desenvolvimento Urbano, Socioeconômico e Mobilidade.
Eixos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo separadamente as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e Meio Ambiente. Também serão desmembradas algumas secretarias , como a de Gestão e Finanças, que passam a ser secretarias separadamente. Outras alterações dizem respeito a organização das secretarias, diretorias e departamentos.
A equipe técnica da Prefeitura que compõe o Núcleo de Planejamento, explica que, após analisar o funcionamento e as necessidades das secretarias e setores, detectou-se a necessidade de realizar algumas alterações e readequações de cargos e funções para melhor atender às necessidades dos macaubenses. “Serão feitos estudos, inclusive de viabilidade econômica, e análises documental, financeira e atuarial para apontar os impactos que podem ser gerados com as alterações. Queremos deixar claro que criar possibilidade dos cargos não obriga o preenchimento de 100% das vagas e que esse preenchimento total nunca aconteceu. Entre os exemplos de readequações podemos verificar que, nas reformas administrativas anteriores existia um intervalo muito grande de valores entre os cargos, sendo assim, serão feitos ajustes possibilitando o crescimento profissional do servidores municipais”, pontuou o Prefeito.