Aconteceu na quinta-feira, 11 de agosto de 2022, no Centro Cultural de Macaúbas a Discussão Técnica do Projeto de Implantação da Usina Termoelétrica com Geração de Energia a partir do Combustível Derivado de Resíduos com a presença de representantes do Grupo Investidor, de Secretários de Meio Ambiente da região, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, Prefeito de Macaúbas, Conselheiros Municipais, órgãos de imprensa e população.
Com o atual crescimento geral da população, a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), comumente chamados de “lixo”, também tende a crescer. Devido ao seu alto poder contaminante proveniente da sua decomposição, é necessário que existam modos de disposição final dos RSU de forma menos danosa ao meio ambiente local.
Os estudos, encomendados pelo prefeito Aloisio Rebonato, ora em andamento no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo, abordará as principais etapas de um projeto de ECOUSINA, tendo em vista os desafios dos municípios de se adequarem e desenvolverem projetos para atender o novo marco legal do saneamento básico, o projeto visa atender o município de Macaúbas, extensivamente ao Território Bacia do Parnamirim no estado da Bahia.
Um dos locais estudados até o momento para a implantação da usina é onde hoje está localizado o “Lixão Municipal” da cidade. O objetivo é já aproveitar estes resíduos que estão depositados no local e processá-los na usina para que a área seja descontaminada e após o tratamento de todo resíduo lá depositado, a área será regenerada e servirá como proteção ambiental.
ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS
As usinas de tratamento térmico de resíduos sólidos com geração de energia elétrica podem reduzir o volume de resíduo em aproximadamente 80% a 95%, a depender da tecnologia a ser empregada. Da mesma forma, a qualidade da queima do resíduo depende naturalmente do poder calorífico dos resíduos, e dos parâmetros de combustão – tecnologia do reator.
Prof. Dr. Almir de Souza Eloy – Consultor especializado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Endógeno e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social.