Está próximo de concretizar o sonho da região sudoeste da Bahia, em ter um Polo Têxtil e de confecções, através da iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista de implantar o primeiro Polo Têxtil da Bahia.
A elaboração do projeto, usando metodologia de pesquisa e avanços tecnológicos, identificou um negócio potencialmente forte, mas com parte do segmento, invisível pelo elevado número da informalidade.
A extensão de alcance do projeto supera os 80 municípios pensados inicialmente.
Os núcleos de produção têxtil e de confecções como de Guanambi, Itapetinga, Jequié, Feira de Santana, Itabuna e tantos outros existentes no estado, serão impactados pela força impulsionadora do grande mercado do Polo Têxtil e de Confecções de Vitória da Conquista, com demandas para ampliação de fábricas, surgimento de novas indústrias e um agente gerador de emprego e negócios.
Citamos como exemplo as manifestações de apoio durante as visitas e reuniões técnicas com Itapetinga, Feira de Santana, Guanambi, enquanto muitos municípios começam a identificar seus empreendedores do segmento têxtil, reconhecendo a capacidade desse setor na geração de empregos.