O Polo têxtil foi tema de uma reunião realizada em Salvador, no dia 20 de fevereiro, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Vitória da Conquista e do Governo da Bahia, Marcos Ferreira e Ângelo Almeida, respectivamente, além da coordenadora de Relações Governamentais da Fieb, Cinthia de Freitas. A principal pauta da discussão foi a busca de incentivos fiscais para os empreendedores que vão participar do projeto Feira da Moda Conquista, em fase de implantação no município.

O Governo Municipal solicitou um tratamento diferenciado para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado na atividade comercial do segmento têxtil e de confecções, tendo como argumentação o modelo praticado pelo Governo de Pernambuco, que concedeu incentivo idêntico às empresas instaladas no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco.

Segundo Marcos Ferreira, a concessão desse benefício aos espaços construídos na modelagem de feiras pode atrair investimentos direcionados à implantação de núcleos regionais, que irão estimular a cadeia produtiva de confecções desde a fabricação até a comercialização.

Após conhecer o projeto do polo têxtil (Feira da Moda Conquista), o secretário Angelo Almeida determinou que sua equipe técnica dê início a estudos que possam justificar a concessão dos incentivos fiscais para alavancar o setor têxtil da Bahia, além de estimular o surgimento dos núcleos regionais, tendo o modelo de Vitória da Conquista como referência.

Fonte: ASCOM PVC